INTELIGÊNCIA NATURALISTA
Dr. Silvino Netto
A correria do dia a dia muitas vezes nos furta a oportunidade de apreciar a beleza e o perfume de uma flor; o canto dos pássaros; a dança das nuvens; a brisa que passa brincando com o nosso rosto; o cheirinho de terra da chuva que cai;
as estrelas e a luz no brilho na caminhada escura; a borboleta querendo brincar de correr conosco e tantas e tantas formas de interação homem/natureza.
Viver sem conviver com a Natureza é viver na pobreza de vida. A Natureza foi criada para ser nossa companheira, para a nossa sustentabilidade, para crescer junto com o ser humano. Assim, é muito importante que sejamos alfabetizados para conhecer, pelo menos, o básico da riqueza que a Natureza nos oferece.
Ainda bem que algumas pessoas se aproximam da Natureza para compreendê-la melhor, pesquisá-la, organizar os objetos, fenômenos e padrões da Natureza, reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, a variedade da fauna e flora. São aqueles que demonstram uma Inteligência que o Dr. Gardner denomina de NATURALISTA. São aqueles que profissionalmente se tornam biólogos, geólogos, engenheiros ambientais, veterinários, nutricionistas, paisagistas e outras relacionadas ao meio ambiente inclusive ao próprio corpo humano. E como precisamos destes profissionais!
Cultive de forma saudável seu relacionamento com a natureza. E se você é um profissional da Natureza compartilhe conosco como um voluntário em projetos de estímulo ao cultivo da relação com a Natureza num processo de alfabetização e despertando novas Inteligências Naturalistas: BRASIL FORTE DE MÃOS DADAS PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PARA TODOS. Estamos disponíveis para manter contato com você, através do email: Brasilforte21@gmail.com
E PARA A SUA REFLEXÃO COM A NATUREZA APRECIE ESTA BELA PEÇA POÉTICA DE GONÇALVES DIAS, CANÇÃO DO EXÍLIO, CANTANDO BELEZAS DE NOSSO BRASIL:
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Para mais informações, acesse o vídeo sobre a Inteligência Naturalista:
A INTELIGÊNCIA NATURALISTA DO SR. JÔ!
Ele mora no meu Condomínio. Hoje resolvi conversar com ele para matar minha curiosidade pelo seu amor pelos gatos. Mais de 70 anos de idade. Aposentado. Foi bancário. E ele me contou que diariamente, voluntariamente, alimenta com ração 47 gatos. Cada gato ele chama pelo nome e nome de gente. Este da foto é o Fred. Sua relação com a NATUREZA vem da infância vivida em São Fidelis. E passei a refletir: quem sabe não seria ele um excelente veterinário se fosse orientado desde a sua infância! E passei a refletir sobre a minha responsabilidade de cuidar da Natureza estimulando a minha Inteligência Naturalista mesmo não sendo a minha predominante! E quantas pessoas não estão exercendo a sua vocação por falta de orientação da família, escola e igreja! Apoie o BRASIL FORTE na sua missão de despertar vocações difundindo a Teoria das Inteligências Múltiplas, do Dr. Gardner, pesquisador da Universidade de Harvard. Contato: brasilforte21@gmail.com .