BRASIL FORTE fundamenta suas ações na Teoria das Inteligências Múltiplas, do Dr. Howard Gardner, pesquisador da Universidade de Harvard. O Projeto Casas Comunitárias das Inteligências Múltiplas, de nossa autoria, foi premiado por um dos setores da Universidade de Harvard, concorrendo a um edital com mais de 80 participantes de vários países. Representou-nos nesta premiação o jovem Gustavo Coutinho, voluntário do BRASIL FORTE, e que no ano de 2017 foi aceito pela Universidade de Harvard, como sue aluno, com bolsa integral.
A Teoria das Inteligências Múltiplas concebe o ser humano em sua potencialidade, nas expressões de nove inteligências que devem ser desenvolvidas e que no processo educacional são identificadas suas inteligências predominantes que constituem sua vocação e atividade profissional
As nove Inteligências mapeadas por Gardner em sua pesquisa são: Linguístico-Verbal, Musical, Lógico-Matemático, Espacial, Cinestésico-Corporal, Intrapessoal, Interpessoal, Existencial/Espiritual, Naturalista.
A Teoria das Inteligências Múltiplas, base teórica das ações do BRASIL FORTE, é o seu diferencial, entendendo que o processo de desenvolvimento da potencialidade do ser humano é contínuo, por toda a sua existência, pela educação informal e formal.